Foram encontrados 50 registros para a palavra: procedimentos

Planserv registra 2 milhões a mais de procedimentos em comparação ao ano passado

Só no primeiro semestre de 2017, o Planserv autorizou quase 25 milhões de procedimentos, entre consultas, exames, internações, liberação de materiais e medicamentos, entre outros. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando quase 23 milhões de procedimentos foram realizados, houve um incremento da ordem de 8,6% no número de autorizações, o que demonstra não apenas a crescente demanda por serviços de saúde como também, indiretamente, a necessidade de modernização do plano.
 
Há dez anos, o Planserv contava com 14 postos presenciais de atendimento na Rede SAC. Hoje, são 33 em todo o estado, mas muitos serviços estão disponíveis online, bem diferente da realidade de 2006. A maior evolução da Assistência, porém, não se traduz em números, mas em dados relacionados à sua gestão.
 
Os dados numéricos que revelam o crescimento do Planserv ao longo dos últimos 10 anos demonstram que não há razão para desconfianças ou alardes em virtude das mudanças que estão sendo modeladas na atual gestão justamente para dar continuidade ao processo de evolução do plano.

Em 2006, o Planserv assistia cerca de 450 mil beneficiários a partir de uma rede composta por 975 mil prestadores e um orçamento de R$ 545 milhões anuais. Atualmente, a Assistência atende quase 503 mil vidas e conta com mais de 1.400 prestadores em todo o Estado, com um orçamento de R$ 1,5 bilhão por ano.
 
Ao longo desses anos, o plano só tem evoluído para melhor atender o beneficiário e seus dependentes. "Inserimos mecanismos de controle eficientes, tais como a biometria e o captador online; regularizamos os contratos e os processos de credenciamento de prestadores; introduzimos as autorizações online; melhoramos o acesso e a abertura de emergências hospitalares; implantamos programas de prevenção em saúde e aumentamos o rol de cobertura", enumerou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.
 
A possibilidade de incluir netos e empregados públicos no Planserv também se apresenta como um importante degrau na evolução do plano nos últimos anos. Outros avanços estão relacionados ao uso de tecnologia. "Software específico, site, aplicativo móbile, comunicação por SMS e diversos serviços online disponíveis aos beneficiários foram desenvolvidos nos últimos anos, mas diante da velocidade das mudanças no campo tecnológico, esses mecanismos já estão defasados e precisam ser atualizados para garantir a continuidade da qualificação da Assistência. Também por isso estamos em processo de contratação, em curso, de uma empresa de apoio operacional", pontuou Cristina Cardoso.
 
Há 10 anos, porém, a realidade do Planserv era bem diferente. O padrão de endividamento do plano era alto e o atraso nos pagamentos não era incomum. "Ao invés de retroceder, queremos avançar. Para isso, como já temos dito, não iremos privatizar nem terceirizar o Planserv. O que estamos fazendo é equipá-lo de modo que possa atender cada vez melhor aos servidores públicos do Estado e suas famílias", conclui o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes...

Dia da Mulher: PRE/BA instaura procedimentos contra 25 partidos para apurar participação feminina em propaganda

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, no último dia 6 de março, procedimentos preparatórios eleitorais contra 25 partidos políticos para apurar o cumprimento da cota feminina nas propagandas partidárias veiculadas no primeiro semestre de 2017 e punir o eventual desvio no conteúdo da propaganda partidária.

De acordo com a regra prevista no inciso IV do art. 45 da Lei nº 9.096/95, é dever da propaganda partidária “promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10% (dez por cento) do programa e das inserções a que se refere o art. 49.” Segundo o procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, o procedimento preparatório é importante para obtenção das informações e posterior propositura de eventuais ações judiciais contra os partidos, caso estes cometam irregularidades...

Rui lança Mutirão de Cirurgias que realizará 13 mil procedimentos na Bahia

Lançado pelo governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, nesta segunda-feira (15), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador, o Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos, no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos - cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, inédita no país, começará a partir do mês de setembro, com os procedimentos pré-operatórios. O lançamento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios. 

Segundo o governador Rui Costa, o programa tem o olhar da primeira dama, Aline Peixoto. "É um programa que vai salvar muitas vidas e dar dignidade a pessoas que há meses ou anos esperam por uma cirurgia", afirmou Rui, acrescentando que os primeiros municípios atendidos serão Ipiaú, Ilhéus, Jaguaquara e Jequié, simultaneamente. "Os próximos a serem atendidos serão os que mais cadastrarem pacientes. Essa também é uma forma de reconhecer o esforço das prefeituras de cada região", destacou.  ..

Em busca de transparência, governo muda procedimentos sobre o FGTS

O Ministério da Fazenda anunciou hoje (5) alteração nos procedimentos para recolhimento dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) visando conferir maior transparência e previsibilidade aos  repasses. Portaria neste sentido foi publicada hoje (5) no Diário Oficial da União.

As receitas oriundas da multa de 10% por despedida sem justa causa do empregado e da contribuição mensal devida de 0,5% sobre a remuneração deixarão de transitar na Conta Única do Tesouro Nacional, destaca o Ministério da Fazenda...

HU-Univasf alcança número recorde de procedimentos cirúrgicos

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem aumentando gradativamente o número de cirurgias realizadas mensalmente, graças a uma série de medidas tomadas pela superintendência do HU-Univasf junto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da contratação de novos profissionais, o hospital também adquiriu equipamentos cirúrgicos de ponta.

De janeiro a junho deste ano foram realizados 2.116 procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades, apenas as ortopédicas somaram 1.081. Comparando ao mesmo período do ano passado, ocorreu um aumento de 95,7%, quando foram realizadas 1.794 cirurgias no primeiro semestre de 2015. Outro dado importante é o número de consultas realizadas pelo Ambulatório. Entre janeiro e maio deste ano foram mais de 9 mil consultas que, somadas aos pacientes recebidos na emergência e urgência, totalizam o número de 31.494 atendimentos.  ..

Utilização de som em eventos requer cumprimento de procedimentos legais, orienta AMMA

A utilização de som em eventos em locais abertos – como ruas e praças – e até mesmo em shows, deve cumprir alguns procedimentos legais para que não se constitua em crime de poluição sonora. O produtor ou pessoa responsável por um evento tem que ter autorização prévia de órgãos públicos como secretaria de Ordem Pública, Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Corpo de Bombeiros, 5º Batalhão da PM, Vigilância Sanitária, Receita Municipal, secretaria de Eventos e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

“O que gostaríamos de reforçar é que o requerente faça a solicitação com antecedência, atentando a todos os prazos estipulados de todos os órgãos. Perdendo os prazos, o realizador do evento não poderá fazê-lo na data desejada”, explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização da AMMA, Igor Lopes.

Os procedimentos que devem ser seguidos pelo produtor de qualquer evento estão regulamentados no decreto 73/2014. O artigo 10 do decreto institui que, para eventos realizados em ambientes abertos e vias públicas, deve ser estabelecido o Termo de Ciência e Concordância (TCC). Já se for em ambiente fechado, há a necessidade do alvará sonoro. O requerimento tem que ser solicitado junto à AMMA com antecedência de 15 dias...

Programa de Cirurgias Pediátricas registra 251 procedimentos em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina registrou mais 23 cirurgias pediátricas, na última sexta-feira (20), totalizando 251 procedimentos realizados. O Programa de Cirurgias Pediátricas é uma iniciativa da gestão Julio Lossio em pareceria com Secretaria Estadual de Saúde.  

"Essa é uma iniciativa bastante exitosa com resultados excelentes que vem sido reconhecida pelos nossos usuários. As crianças não precisaram mais se deslocar a Recife e, tudo isso, proporciona maior comodidade para toda a família", pontuou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves...

COELBA PROMOVE WORKSHOP SOBRE PROCEDIMENTOS EM NOVAS LIGAÇÕES EM JUAZEIRO

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, promove, gratuitamente, na próxima sexta-feira, dia 18 de março, o Workshop Projetistas, em Juazeiro. O evento será realizado das 8h às 12h, no Rapport Hotel - Rua Ulisses Guimarães, 162. Voltado para engenheiros eletricistas, eletrotécnicos, projetistas e estudantes de engenharia, o evento tem o objetivo de esclarecer procedimentos, informar sobre normas e padrões utilizados pela Coelba para a realização de novas ligações de energia em projetos particulares, tanto para baixa quanto para média tensão. O evento divulga, ainda, os itens avaliados pela concessionária na análise, prazos e aprovação de projetos elétricos. Informações e inscrições através do e-mail [email protected]. ..

HDM divulga dados do balanço de procedimentos em 2015

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), divulga balanço de procedimentos realizados no ano de 2015. A Unidade de Saúde materno/infantil atende a pacientes que fazem parte de 53 municípios da Rede Pernambuco/Bahia, cerca de dois milhões de habitantes. De janeiro a dezembro de 2015, foram realizados 7.498 partos, 1.026 cirurgias eletivas (Ginecológicas, Oncológicas, Mama e Pediátrica), 13.099 internações, 294.609 exames laboratoriais e 22.609 radiológicos.

Ao todo foram contabilizados 125.661 mil atendimentos nas Emergências Ginecológica e Pediátrica. Os atendimentos ambulatoriais foram 66.898 mil consultas, o setor oferece serviços das especialidades das áreas pediátricas de cardiologia, neuro, alergologia, gastroenterologia, reumatologia, fonoaudióloga, psicologia, nutrição e fisioterapia...

Segurados de planos de saúde terão direito a 21 novos procedimentos em 2016

A partir deste sábado (2), beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos vão passar a ter direito a mais 21 procedimentos, que passam a ser obrigatórios. A nova lista inclui o teste rápido de sangue para diagnóstico de dengue e chikungunya, para que os pacientes tenham o resultado na própria emergência, e a ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas e psicoterapeutas, entre outros. O rol é uma lista de tratamentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, baseada nas doenças classificadas pela Organização Mundial da Saúde. Para incluir novos procedimentos (OMS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revisa a lista a cada dois anos com base em critérios técnicos para inclusão de novos tratamentos.

“Para ser incluída no rol, é preciso que a nova tecnologia tenha um nível de evidência científica satisfatória para comprovar que é segura, que tem eficácia e que vai trazer benefícios aos pacientes. Também consideramos questões epidemiológicas, como no caso da sorologia para dengue, por exemplo”, explicou a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Raquel Lisboa...